A chuva ácida traz consigo muitos efeitos. Para a natureza, para a saúde do homem, dos animais, das águas e do equilíbrio ambiental.

Efeitos da Chuva Ácida na Vegetação e no Solo

Plantando ÁrvoreO PH alterado das chuvas faz com que o solo e a vegetação local fiquem fragilizados. As raízes das plantas encontram dificuldades na absorção de nutrientes do solo. Assim, a planta se alimentando pouco torna-se mais fraca, desenvolvendo-se pouco e podendo até não resistir aos efeitos e morrer.

A acidez das águas da chuva pode infiltrar em solos calcários, formando enormes corredores (já que corroem os vãos entre as pedras). Essas rochas acabam virando bicarbonato de cálcio e dão espaço para a ação das águas que, ao adentrarem com frequência, formam cavernas.

Esses salões cavernosos representam um grande perigo aos exploradores, pois o ar contido nelas é potencialmente composto por gás carbônico, vindo também das “águas impuras”. Em solos agrícolas, recomenda-se o uso de carbonato de cálcio, que funciona como um selante do solo e ajuda na estabilização do PH.

Efeitos da Chuva Ácida nos Ecossistemas Aquáticos

Aquário DesenhoO visual de um lago acidificado não é diferente dos demais . Sua água continua cristalina e não há nenhum cheiro característico. Isto porque, a diferença está abaixo do superfície. Esse lago ou represa não contém vida.

Os seres vivos sentem o efeito da acidez das águas na alteração de seus processos fisiológicos e os metais tóxicos estacionam naquelas águas, ameaçando ainda mais aquele bioma.

Os efeitos são notados já quando o PH da água se aproxima do nível 6,0, por alguns crustáceos, plânctons e outras espécies mais sensíveis que começam a desaparecer.

Abaixo de 5,0 o ambiente praticamente perece. A decomposição de matéria orgânica para de acontecer e o acúmulo de todos estes detritos se instala nas águas.

Efeito da Chuva Ácida em Materiais e Monumentos

Desgaste MonumentoA chuva ácida acelera consideravelmente o processo de corrosão de prédios, monumentos e edifícios. Desgasta pontes, fios elétricos, pinturas e latarias de carros, estátuas, concreto e o vidro. Não raro podemos observar como algumas estátuas antigas sofreram alterações do tempo e da chuva. O templo grego Parthenon, localizado na cidade de Atenas, foi construído pelo menos há 4 centenas de anos antes de Cristo. Claro que o tempo se encarregou de modificar muito as estruturas desse importante ponto turístico. Porém, a chuva ácida potencializou todos aqueles pilares feitos em mármore, que ganharam textura de gesso macio e frágil, sujeito à erosão. 

Efeitos da Chuva Ácida para a Saúde

Médico DesenhoAcredita-se que as águas contaminadas com metais pesados trazidos pelas chuvas ácidas, se ingeridos através de sua forma líquida ou simplesmente consumindo os peixes ou demais alimentos provenientes daquele ambiente aquático, podem prejudicar a saúde do homem.

Estima-se que os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar em incidência de doenças pulmonares ocasionadas pelas chuvas ácidas.

Claro que somente a ingestão sucessiva e corriqueira de produtos contaminados tenha influência direta sobre essas doenças e outras, como hipertensão, problemas renais, dentre outros.